domingo, 11 de fevereiro de 2007

INCLUSÃO DIGITAL

A tecnologia, a exemplo de outras áreas do conhecimento, tem seus aspectos positivos e negativos, mas permite ampliar e potencializar a ação humana. A inclusão digital pressupõe uma série de outros objetivos conexos, além dos requesitos tecnológicos, sendo ao que me parece, o seu foco central é processamento de conhecimentos e comunicação relacionados a vida dos homens.
A todos deveria ser garantido o acesso ao mundo digital tanto quanto a sensibilização, contato e uso básico, quanto a educação, qualificação, geração de conhecimento, participação e criação. A inclusão digital deve promover a equiparação de oportunidades para a população, respeitando a sua diversidade, considerando o todo social.
Por outro lado parece haver uma exclusão de determinados grupos sociais ao mundo da tecnologia da informação.
Essa exclusão parece empurrar o indivíduo para a margem da sociedade desfiliando-o de sua classe, isolando-o e privando-o de benefícios. No entanto, segundo Castell, mesmo que o sujeito apresente algo de isolamento, de exclusão, de qualquer forma ele pertence a uma classe, e como sujeito social é um ator coletivo, portador de dinâmicas positivas. Então, este tem qualidades para transformar a sociedade.
Considerando que nas comunidades existem aprendizagens, inteligências cognitivas, então podemos afirmar que essas comunidades têm condições de resolver seus problemas através de ações coletivas, de partilha de conhecimentos que estimulem a inovação, priorizando os seus anseios de liberdade, educação e cidadania que se concretiza com a materialização digital.
Assim, podemos considerar a inclusão digital como um processo que leva à transformação através de uma rede de conexão para que haja sempre interação com a sociedade através de participação e produção de cultura.
Todavia não basta apenas a comunidade participar e se envolver em busca de seus objetivos, é necessário que a inclusão digital de homens e mulheres seja encarada como política pública com planejamento, ações e garantia de destinação orçamentária. Tais atitudes devem ser tomadas procurando acabar com a fragmentação social provocada pelas novas tecnologias.

Um comentário:

Everton Nery disse...

Incluiremos aqui As bem-aventuranças:
Felizes os pobres de coração,
porque deles é o reino dos céus.
Felizes os aflitos porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque herdarão a terra.
Felizes os mansos, porque herdarão a terra.
Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia.
Felizes os limpos de coração, porque verão a Deus.
Felizes os que prmovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os perseguidos por serem corretos, porque deles é o reino dos céus.
Felizes sereir vós, quandovos insultarem e perseguirem e disserem calúnias contra vós, por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso prêmio no céu.
Mt 5,3-12a
Isto sim é inclusão.