domingo, 11 de fevereiro de 2007

HIPERTEXTUALIZAÇÃO

Entende-se por hipertexto digital um conjunto de textos contendo assuntos afins. Este pode ser composto por palavras, imagens, movimentos e são necessariamente ligados por links, ou seja, nós, que por sua vez podem conter uma rede inteira, os quais dão acesso a diferentes caminhos, teias, redes, trilhas. Isto significa que no próprio texto encontram-se links que possuem conteúdos semelhantes ao texto anterior que são apresentados através de recursos audiovisuais diversos.
Este texto digital se caracteriza pele predisposição em aceitar as solicitações do mundo exterior. Ele é livre para se contrair, se expandir, dá voltas, numa textualidade sempre inacabada.
Em sua estrutura destacam-se os links que dão espaço a transitoriedade, se configurando numa passagem permanente em que o fluxo de pessoas, de imagens, sons, informações, equipamentos, são intencionalmente ativos e sempre reforçados.
A sua navegação consiste num percurso facilmente transitável, dispondo de páginas ligadas por links, que simplesmente ao clicar, automaticamente dispõe ao usuário rápida localização da informação desejada.
A navegabilidade de um ambiente textual confere ao leitor e ao autor a possibilidade de interação, numa relação dinâmica e evolutiva de idéias e construção de conhecimento tornando o ambiente propício para manifestações e desdobramentos das possibilidades de leitura e escrita que podem se realizar de formas múltiplas.

Um comentário:

Everton Nery disse...

E deixe que digam, que pensem, que falem.
Caetano já assim falava nos anos 80.
Uma beleza ler esse seu texto.
Um xêro no coração.