sábado, 27 de janeiro de 2007

Cenário digital:cibercultura e ciberespaço

Entre as modificações contemporâneas da relação com saber constatamos que: as competências de uma determinada pessoa nunca será mesma, pois esta evolui através dos tempos de forma veloz e sempre renovada; o trabalhar significa transmitir saberes e produzir conhecimentos; o ciberespaço envolve a amplificação exteriorização e transformação das funções de aprendizagem humanas. Nesse enfoque, tornou-se mais veloz as novas maneiras de acesso à informação , de raciocínio e de conhecimento. Assim, os percursos e perfis de competências são únicos e a aprendizagem flui continuamente e coletivamente sem planejamento e precisão determinada.
O ciberespaço tem seu desenvolvimento pautado na w.w.w., cultura que nos dá suporte para alagamento das relações, interações, conhecimento e aprendizagens.
Em maiores ou menores graus de acesso o cotidiano das pessoas passa a receber uma série de elementos tecnológicos necessários para uma vida em sociedade.
À medida em que as pessoas assiduamente se comunicam por meio dessa tecnologia digital, através de conexões em redes, consequentemente o seu cotidiano vai se locomovendo para um espaço coletivo propício a intervenções, realização de mediações, trocas, transações, tornando emissor e receptor quase não-identificáveis, percebendo nessas fontes uma característica impessoal em que o próprio corpo se transforma numa simples senha pessoal e intransferível.
Vivemos num cenário de uma era digital em que as formas de sociabilidade mantêm uma estreita e consistente relação com os processos de comunicação humana.

Um comentário:

Everton Nery disse...

Em um determinado sentido, percebo a presença de Heráclito em seu texto. Ele afirmava que somente o devir ou a mudança é real. O dia se transforma em noite; o inverno torna-se primavera, depois verão;o úmido seca, o seco torna-se úmido. O mundo não é estático, é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo.
Um xêro no coração.