sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

A EDUCAÇÃO PERANTE ASCOSMOVISÕES

É confirmado que as ciências e tecnologias têm sofrido tranformações através do tempo.
Antes o mundo se mostrava fragmentado, incerto quanto as garantias de futuro. Foram grandes os embates entre os discursos e práticas nesse campo, resultando na negação da razão e do conhecimento, o que chamamos de cosmovisão moderna.
Essa cosmovisão tem como suporte a escrita, que privilegia a cultura dos registros escritos com o objetivo de posteriormente analisá-los e reproduzi-los, enfatizando o pricípio das produções em blocos.
Nesse contexto, a escola se mantem como mera transmissora de conhecimento, desconsiderando toda cultura do aprendente e consequentemente desprezando o fato de que a evolução do ser acontece a partir das relações, reproduzindo um modelo antigo e obsoleto em que o trabalhos eram organizados por áreas e a concepção de conhecimento era bastante linear
e inflexível. Este dogma inquestionável sufocou e castrou inumeros inventos. Foi e é responsável pela inibição de criações que certamente colaborariam para elevação dos níveis da sociedade.
As transformações ocorridas foram marcantes principalmente para induzir o homem a perceber que o mundo poderia acabar e que as interações são impresendíveis, entendendo que o futuro depende das relações políticas, fazendo-se importante a construção de uma sociedade de fato democrática.
Nesse sentido, a escola encontra-se defasada comparada a outros segmentos, fazendo-se necessário a introdução de uma cosmovisão centrada em novas concepções epistemológicas quanto ao fato de perceber e fazer ciência, mudando toda a relaçõ com o saber.

Um comentário:

Everton Nery disse...

Quando vc fala de educação perante as cosmovisões, nos lembramos de Paulo Freire quando ele falava que educação é um ato de amor, e por isso , um ato de coragem.
Portanto posso dizer coragem mulher. E olha, realmente vc é bastante corajosa.
Viver é um ato de coragem, educar é um ato de coragem, amar é um ato de coragem, ser mulher é um ato de coragem.
Paulo Freire ainda afirma: "a educação tem um caráter permanemte".